Retorno ao trabalho Presencial Pós - Pandemia

Retorno ao trabalho Presencial Pós - Pandemia

Em várias cidades do país, as empresas estão, aos poucos, retomando as atividades presenciais. Assim, milhares de profissionais que haviam aderido ao home office ou até mesmo estavam com os contratos de trabalho suspensos temporariamente devem voltar aos trabalhos. Como se proteger no trabalho pós-pandemia? 

Os cuidados para quem vai voltar ao trabalho presencial devem ser redobrados. Confira algumas dicas para ter mais segurança quando retornar ao “novo normal”: 

Controle a ansiedade de medo  

Não há como negar que o COVID-19 impactou nossa saúde mental. Mas agora, quando começamos o processo de retomar nossas vidas e a economia, muitas pessoas estão equilibrando a necessidade de socializar e recuperar algum tipo de normalidade com os perigos remanescentes de estar em espaços lotados e potencialmente arriscando a exposição ao vírus. 

Para ajudar a aliviar parte dessa ansiedade de medo, temos que pensar nisso como uma estratégia. Estabeleça o seu próprio ritmo, um bom lugar para começar é se concentrar nas coisas que você realmente tem controle, como o seu comportamento em relação ao vírus, uma vez que é a melhor estratégia quando temos incerteza. Isso inclui ser factual e específico com seus pensamentos, porque a preocupação é inimiga disso. 

Não temos ideia de quem está infectado ou não, por isso ainda precisamos nos distanciar socialmente, lavar as mãos com frequência, higienizar superfícies e objetos. Também é importante estar ciente e regularmos os artigos e notícias que recebemos. E saber distinguir as notícias falsas. 

A partir daí, podemos continuar a fazer coisas para manter um forte sistema imunológico, como estar fisicamente ativo, dormir sete ou oito horas e nos conectar com duas ou três pessoas que o conhecem bem. 

Quanto à necessidade de socializar, mesmo que estejamos com grande necessidade de recuperar isso, é importante mantermos a distância do toque. 

Além disso, esteja ciente das pessoas com as quais você se cerca. Existem pessoas com quem você conversa que aumentam sua ansiedade ou diminuem sua ansiedade sobre esse problema? Busque pessoas que te agregam e não as que te geram ainda mais ansiedade. 

Trabalhe de máscara 

As máscaras de proteção facial são um consenso para a comunidade científica e reduzem drasticamente os riscos de contágio pelo coronavírus. Portanto, não se arrisque e, quando for sair de casa, use máscara o tempo todo. 

Preste atenção ao modelo que você usa e respeite o tempo estimado de vida útil do material. Evite ficar manuseando a máscara e, em hipótese alguma, compartilhe-a com outra pessoa. 

Durante o expediente, procure ficar de máscara na maior parte do tempo. Acredite: seu uso é hábito, aos poucos, ela não incomodará tanto. 

Pode matar a saudade, mas de longe 

 A vida social no ambiente de trabalho faz falta para muita gente. Ao rever os colegas, você pode matar a saudade, mas sem beijos, abraços ou apertos de mão. 

 Enquanto não houver uma forma de garantir a imunidade contra o coronavírus, por meio de uma vacina, por exemplo, esse tipo de contato vai precisar esperar. 

Luvas são para profissionais da saúde 

Apesar da aparente proteção extra, as luvas não são eficazes ou sequer uma forma de como se proteger no trabalho. Elas podem ser infectadas tão facilmente quanto as mãos sem proteção e é muito mais difícil higienizá-las. 

Assim, seu uso deve ser mantido por profissionais de saúde e outros trabalhadores que já as utilizam regularmente, como quem manuseia alimentos. 

 Atualize a sua rotina de trabalho 

Ainda que você retome as atividades presenciais, a rotina não será a mesma. Assim como se proteger no trabalho é importante, proteger os colegas também é. De fato, os cuidados contra o coronavírus dependem de ações individuais e coletivas. 

Logo, se possível, mantenha reuniões por videoconferência, evite aglomeração na hora do cafezinho, por exemplo, e mantenha os hábitos de higiene constantes, lavando as mãos regularmente e limpando o seu ambiente de trabalho sempre que possível. 

Não é incomum que algumas pessoas continuem preocupadas ou evitem voltar ao cotidiano. No entanto, é necessário ter cuidado e não permitir que a preocupação se transforme em ansiedade e medo, ou nossa vida pode se tornar muito limitada. E, novamente, seja factual. 

Como vimos nesse blog, apesar de a vida estar, lentamente, retomando seu ritmo em alguns estados e cidades, sentimentos de medo e ansiedade podem ser mais duradouros. O autocuidado com nosso corpo e com nossa saúde mental, irão nos ajudar nessa fase de transição. 

Fonte: 

https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/guia-da-carreira/vai-voltar-pro-escritorio-veja-como-se-proteger-no-trabalho-pos-pandemia.htm 

https://www.psicologosberrini.com.br/blog/como-a-reabertura-da-economia-afeta-a-sua-saude-mental/