Dicas para quem quer arrumar emprego em 2020

Dicas para quem quer arrumar emprego em 2020

Arrumar um emprego é uma das suas para esse ano? Estas 5 dicas podem te ajudar

Janeiro (mês que pareceu interminável) finalmente acabou e, com esse fim, veio a consolidação dos objetivos para 2020. Em um país com uma taxa de desemprego de 11% no fim de 2019, não é de se estranhar que uma das principais metas de ano novo seja arrumar um emprego.

Claro que ainda vem o Carnaval por aí, mas este pode ser um bom momento para focar nessa tarefa e entrar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, o Glasdoor, site de avaliações de empresas, elaborou um guia com 5 dicas para quem quer um registro na CLT neste ano. Confira:

1. Objetivos profissionais

Para Luciana Caletti, vice-presidente do Glassdoor na América Latina, é importante que o candidato tenha em mente seus objetivos profissionais e saiba onde quer chegar.

“Você quer um salário maior? Ou o mais importante neste momento é desenvolver novas competências? Saber responder perguntas como essas lhe permitirá ser mais estratégico em suas escolhas, economizando o tempo que gastaria preenchendo múltiplos formulários ou fazendo entrevistas para vagas que não fazem sentido para seu momento de carreira”, explica.

2. Networking é tudo

O famoso “quem indica” (Q.I., na linguagem popular) parece ser real: segundo levantamento do site, 73% dos candidatos que entraram em um processo seletivo por meio de indicação foram aprovados e aceitaram o cargo. Para chegar a esse número, foram analisados mais de 27 mil relatos de usuários brasileiros na plataforma. 

Daí vem a importância de manter bons contatos — seja com colegas e líderes de experiências anteriores ou pessoas que conhecem o seu trabalho e podem te indicar em oportunidades futuras.

3. Cada vaga, uma candidatura

Deixe de lado a ideia de mandar o mesmo currículo e carta de apresentação (se necessária) para todas as vagas que você está se candidatando. Para Luciana, é importante conhecer profundamente a cultura das empresas e destacar em cada currículo os pontos mais interessantes para cada uma.

“Customizando sua candidatura, você mostra que compreende as necessidades daquela empresa e tem o que é preciso para aquela posição. Se a companhia tem uma cultura que valoriza o aprendizado constante, por exemplo, você pode incluir na descrição de cada uma de suas experiências profissionais aquilo que aprendeu com elas”, diz.