10 dicas para se destacar no mercado de trabalho

10 dicas para se destacar no mercado de trabalho

Em tempos de alta competitividade no mercado de trabalho, é preciso muito mais do que o domínio de conhecimentos técnicos para crescer profissionalmente e assumir posições de destaque na empresa em que você trabalha ou conquistar um novo emprego.  O caminho ideal é sair da zona de conforto e não ser apenas mais funcionário, mas, sim, desenvolver todas suas forças e seus talentos para realmente fazer a diferença.

As empresas valorizam cada vez mais profissionais que possuem atitudes, forças e competências associadas à produtividade e à alta performance; profissionais que estão dispostos a ultrapassar seus próprios limites, enfrentar suas crenças e se engajar com a missão da empresa. Deseja ser um deles? Confira dez dicas para se destacar no mercado de trabalho!

  1. Tenha um propósito

Aonde você almeja chegar profissionalmente? Todo profissional de sucesso tem um propósito, e você? Você deseja ter a sua própria empresa? Ser um vendedor superstar? Ser um líder extraordinário? Ser um coach de sucesso internacional? Pense nisso e transforme seu sonho em propósito!

  1. Estipule metas

Para que você seja bem-sucedido em seu propósito, é fundamental estipular metas sustentáveis e desafiadoras. Não se engane: metas não são apenas ações programadas. Elas são as escalas essenciais para chegarmos a nosso destino. Lembre-se de que metas bem definidas o aproximarão de seu objetivo.

  1. Tenha foco

Não adianta ter um propósito forte e metas bem definidas se você não tiver foco. É preciso ser comprometido com você mesmo, com seu propósito e nunca desviar do caminho projetado. Você terá de enfrentar muitos desafios, poderá passar por altos e baixos, mas, apenas com foco, conseguirá superar seus próprios limites.

  1. Seja positivo

Em vez de focar naquilo que é negativo, o profissional positivo direciona suas energias àquilo que é positivo, como suas forças. Quais são as suas principais forças de caráter? Ao desenvolvê-las e utilizá-las em prol de seu crescimento, os seus resultados serão cada vez mais positivos, para você, seu time e sua empresa.

  1. Se engaje

Profissionais altamente engajados são o sonho de qualquer organização. Isso por, além de vestirem a camisa da empresa, estes apresentam a alta performance.  Você verá que, ao se engajar, você terá muito mais satisfação com o trabalho e o seu crescimento profissional acontecerá de forma acelerada e natural.

  1. Seja um líder

O excelente líder é capaz de motivar, inspirar e energizar pessoas. E se você não tiver uma equipe para liderar? Exerça a autoliderança! Você, mais do que ninguém, é o líder de sua própria carreira. Quando você falha, a culpa é sua; quando acerta, também. Não espere o empurrão de ninguém: motive-se, inspire-se, energize-se.

  1. Saia da zona de conforto

Muitos profissionais rendem-se ao caminho mais confortável e previsível e, assim, ficam presos na zona de conforto. Prender-se ao automático é um mau sinal para o seu futuro profissional e te distância da zona de excelência. O segredo é desafiar-se diariamente e sempre ter em mente que sempre é possível “fazer diferente”.

  1. Empreenda

Sabia que, para ser um empreendedor, não é necessário ter seu próprio negócio? Você pode empreender na própria empresa em que trabalha! As organizações valorizam profissionais inovadores que criam novos produto e processos internos. Busque ideias que trarão melhores resultados organizacionais e coloque-as em prática.

  1. Tenha empatia

Durante sua trajetória profissional, você terá de enfrentar diversos desafios com sua equipe. Afinal, lidar com pessoas não é uma tarefa simples. O segredo é ter empatia e sempre buscar compreender seus colegas de trabalho. Como resultado, você conquistará a confiança deles e construirá uma forte rede de relacionamentos.

  1. Desenvolva novas competências

Não é novidade que o mundo (inclusive o corporativo) está em constante mudança. E você também deve estar para acompanhá-lo. Nesse contexto, é fundamental focar em crescimento na carreira, desenvolvendo competências, tanto pessoais quanto profissionais, essenciais para o sucesso em sua área de trabalho.