4 passos para aliviar o estresse de procurar emprego

4 passos para aliviar o estresse de procurar emprego

Veja como concentrar seus esforços e não se deixar esmagar pela ansiedade neste momento

Procurar emprego não é tarefa agradável para ninguém. Desde a atualização do currículo até a preparação para a entrevista presencial, há muita tensão e muitas emoções envolvidas.

Se você está passando por isso, saiba que é possível tornar esse momento um pouco mais administrável seguindo algumas recomendações. Confira estas dicas do The Muse.

Como procurar emprego sem se deixar engolir pelo estresse

1 – Entenda o que você realmente quer

Pense honestamente sobre o que você quer fazer. Que função você quer e está preparado para ocupar neste momento? Que tipo de empresa interessa a você?

Para organizar as ideias, vale a pena fazer uma “lista de desejos”. Pode incluir o tipo de cultura organizacional que mais tem a ver com você, a cidade em que você gostaria de trabalhar, uma responsabilidade específica que gostaria de assumir.

É possível que você não encontre uma vaga que satisfaça todos esses desejos, ainda assim a lista pode ajudar a saber em que oportunidades você deve focar os seus esforços.

2 – Aprofunde sua pesquisa

Você viu uma vaga em determinada empresa mas não sabe muito sobre ela? Corra atrás de informações. Saiba em que setor ela atua, qual sua fatia de mercado, seus principais concorrentes.

Visite o site da empresa e suas redes sociais. Busque notícias até saber se você se imagina trabalhando lá.

Essa atitude ajuda a saber se essa vaga está ou não alinhada ao que você procura. Além disso, se você decidir se candidatar toda essa pesquisa será muito útil especialmente se você chegar à etapa da entrevista individual.

3 – Defina metas diárias

Mesmo que você esteja correndo contra o relógio, é muito improvável que encontre o emprego dos seus sonhos do dia para a noite.

Para não ser atropelado pela ansiedade, uma dica é estabelecer metas e objetivos diários. Para hoje, por exemplo, sua meta pode ser encontrar 2 oportunidades com requisitos que você pode preencher e que tenham a ver com o que você está buscando.

A ideia é não focar em algo tão amplo como “conseguir um novo emprego” todos os dias.  Dê um passo de cada vez para limitar a dose de pressão diária somente ao que é inevitável.

4 – Agrupe suas tarefas

Pode parecer uma dica estranha, mas a ideia é que você aumente a sua concentração no que estiver fazendo ao agrupar itens semelhantes.

Por exemplo, você passa uma parte do dia pesquisando e avaliando “descrições de trabalho”. Depois, ajusta seu currículo de acordo com o resultado da pesquisa, atualizando sua experiência, formação e palavras-chaves que estão sendo utilizadas no mercado.

Imagine quanta energia mental você vai poupar se não tiver de ir e voltar de uma tarefa para outra. Sem contar que, com maior concentração em cada atividade, a chance de você cometer erros diminui bastante.

Cadastre seu currículo na Center RH e fique por dentro das oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.