Como lidar com o estresse da melhor forma possível ?

Como lidar com o estresse da melhor forma possível ?

O objetivo não deve ser reduzir o estresse,mas aprender a aproveitar seu poder para criar resultados positivos, defende especialista

Vive estressado? Calma. Talvez não pareça, mas o estresse pode ser até positivo. É uma fonte de força que nos impulsiona a ir além dos nossos limites. Por isso, não saber aproveitar, gerenciar e lidar com o estresse pode prejudicar sua carreira, seus relacionamentos pessoais e até mesmo sua saúde.  
"O estresse, às vezes, é chamado de 'biologia da coragem'. Esse conjunto de respostas fisiológicas pode nos tornar corajosos. Só depende de como nos relacionamos com os eventos que criam a resposta ao estresse no nosso corpo", disse à Fast Company Laurie Cameron, fundadora e CEO da consultoria PurposeBlue.
Laurie explica que o objetivo não deve ser reduzir o estresse, mas aprender a aproveitar seu poder para criar resultados positivos. "Quando os empregadores dizem que a 'capacidade de prosperar sob pressão' é uma habilidade vital em um emprego, é porque quem consegue gerenciar o estresse de forma eficaz pode se destacar no mercado."
Mudar a forma de encarar o estresse, no entanto, exige esforço. "É preciso incorporar métodos à sua rotina. Quanto antes descobrir quais funcionam para você, mais fácil será para implementar na sua carreira e na vida", explica Suzanne Steinbaum, diretora do departamento de saúde cardiovascular da mulher no Hospital Lenox Hill e porta-voz da American Heart Association. Ela adverte que o estresse crônico pode causar problemas como inflamação, fadiga, batimentos cardíacos irregulares e hipertensão arterial.
Em vez de se preocupar, saiba como aproveitar o poder do estresse, segundo a Fast Company:
1. Descubra a origem e as causas
O primeiro passo, de acordo com Suzanne, é desenvolver uma compreensão mais profunda do efeito que o estresse exerce sobre nós. Como ficamos estressados por motivos diferentes, é importante descobrir o que lhe causa, qual é seu nível de tolerância ao estresse e as melhores táticas de gerenciamento.
Enquanto o yoga e a meditação, por exemplo, são o método mais adequado para alguns, outros podem se beneficiar mais de exercícios de respiração ou ainda de uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos. "Quanto mais cedo descobrir o que você te ajuda a aliviar o estresse, melhor você irá se sentir e mais fácil será sua carreira", disse Steinbaum.
Aaron Harvey, sócio-fundador da agência Ready Set Rocket, sofre com transtorno de ansiedade. Depois de reconhecer que é um líder pouco eficaz quando está estressado, começou a explorar táticas que poderiam ajudá-lo. Harvey tem o hábito de adiar o trabalho até o último minuto, e sua procrastinação gradualmente se tornou uma grande fonte de estresse. "Agora que tenho essa consciência, me permito fazer isso e não me sinto mais estressado, porque aceitei que é assim que eu trabalho melhor."
Muitas vezes, as pessoas se sentem estressadas quando seus instintos não se alinham com a forma como sentem que devem se comportar. Por isso, ter uma compreensão mais profunda de como é e se aceitar pode ajudá-lo a superar estresses desnecessários do dia a dia.
2. Pare, respire, observe e então prossiga
Exercícios de respiração podem ser uma ferramenta poderosa para gerenciar o estresse. Nos momentos estressantes, Laurie sugere dois exercicios de respiração em particular. Um dos exercícios se chama "STOP", um acrônimo em inglês para parar, respirar, observar e depois prosseguir. "Quando paramos e olhamos para dentro, direcionamos atenção para a nossa experiência interna e temos clareza do que está acontecendo no momento estressante."
O outro é simplesmente fazer "três respirações", uma estratégia que pode ajudar quem sofre de estresse a permanecer focado no que realmente importa. "A primeira dá atenção ao estresse, a segunda relaxa o corpo e a terceira percebe o que é importante agora", explica.
Independentemente da tática de respiração que escolher, Cameron recomenda que se dedique alguns minutos por dia para praticá-la. "É construindo os 'músculos' e a maneira padrão de resposta que terá esse instinto quando estiver em estado de estresse", afirma.
3. Como não lidar com o estresse
Algumas táticas não funcionam para ninguém — pelo menos não no longo prazo. Uma das reações mais naturais ao estresse é desenvolvê-lo em uma área da vida (como o trabalho ou os relacionamentos pessoais) e deixá-lo se expressar em outro lugar.
"Todo mundo tem um lugar onde relaxa e outro onde investe sua energia. São muito estressados em um contexto e se libertam em outro", diz Loretta Breuning, professora emérita de administração da Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos. Loretta explica que, embora alguns criem hábitos saudáveis para liberar o estresse, outros comem mal, bebem e fumam como válvula de escape.
"Algumas pessoas dizem: 'Estou tão estressado no trabalho que eu vou comer uma caixa de biscoitos à noite'. De repente, você se sente estressado porque comeu muitos biscoitos, mas não tem outras formas ​​de lidar com isso e simplesmente acaba comendo mais biscoitos", diz Loretta.
Segundo ela, a válvula de escape, muitas vezes, se torna fonte de ansiedade no futuro. Por isso, é essencial criar técnicas de gerenciamento de estresse que não afetem a sua saúde e não prejudiquem ainda mais sua qualidade de vida.

Vai tentar? Isso aí, sucesso. Controle o stress e transforme ele a seu favor!


Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2018/02/como-lidar-com-o-estresse-da-melhor-da-forma-possivel.html