Quer correr risco? Corra! Mas, que seja calculado.

Quer correr risco? Corra! Mas, que seja calculado.

As vezes passamos os dias fugindo de problemas. Tudo é pensado e feito meticulosamente para evitar problemas. Nos esquecemos que problema também é sinônimo de oportunidade. E tomar uma decisão é, inevitavelmente, um problema. É uma oportunidade de fazer algo ao mesmo tempo que abrimos mão de fazer outras opções. Fazer escolhas nos tira da zona de conforto, mas a forma como você vai lidar com a decisão, com a escolha a ser feita, é o que ditará boa parte do resultado que está por vir.
Com a propriedade de lidar diariamente com a pressão e decisões arriscadas na vida profissional, Carson desenhou a técnica conhecida como BWS – Best Worst Analysis ou Análise do pior e do melhor. Complexo? Definitivamente não. São perguntas, simples assim. Algumas pessoas tendem a achar que são aquelas duas perguntas básicas, do melhor e do pior cenário que pode acontecer caso você tome a decisão. Mas Ben vai além. Para calcular o risco das decisões é preciso um panorama mais completo das possibilidades e das consequências delas. 
O framework do neurocirurgião que lida com decisões arriscadas diariamente, a cada procedimento que realiza, nos ajuda a calcular o risco de nossas decisões. Erroneamente pensamos que apenas os médicos e profissionais da saúde lidam com decisões de alto risco que afetam diretamente na vida das pessoas. Mas tudo que nós decidimos fazer ou mesmo quando decidimos não fazer nada em nosso ambiente profissional impacta a vida de inúmeras pessoas. 
 
O que são os riscos calculados?
Os riscos calculados são riscos que você toma de forma consciente com o objetivo de alcançar um determinado objetivo. Trata-se de uma forma de aproveitar as oportunidades identificadas e minimizar os riscos envolvidos na operação.
Um empreendedor que atua sem correr riscos pode estar limitando fortemente o potencial da sua empresa. Sem correr riscos calculados, é muito difícil que uma organização apresente evoluções e saia do comum. Ao se manter sempre no mesmo patamar, a tendência é que os concorrentes acabem se destacando.
 
Lembre-se: não tomar uma decisão é tomar uma decisão!
Calcule e tome a decisão
 
1. Identifique os potenciais riscos
O primeiro passo que você deve adotar para empreender correndo riscos calculados é saber como identificar os riscos de seus projetos. Quando você deseja colocar uma ação em prática, é sempre recomendável fazer uma avaliação de todos os riscos que estão envolvidos. Mesmo os menores riscos podem causar várias complicações desnecessárias.
2. Faça uma matriz de riscos
Depois de identificados os principais riscos envolvidos em um projeto, você pode classificá-los em uma ordem de prioridade. Certamente um risco que pode causar um prejuízo enorme para o seu projeto é mais relevante que outro risco que demandaria simplesmente duas horas a mais de trabalho, não é?
Essa matriz de riscos pode classificar os riscos de acordo com a sua prioridade atribuindo um valor em uma escala que vai de 0 a 10. Dessa forma, você consegue visualizar claramente quais são os riscos que realmente merecem a sua atenção.
3. Dê atenção aos principais riscos
Depois de feita a matriz de riscos, você consegue compreender quais são os riscos que mais oferecem perigo, certo? Portanto, você pode começar a buscar mais informações e trabalhar com foco maior nesses riscos potenciais.
4. Encontre soluções
Se você conseguir encontrar soluções eficientes antes mesmo de sofrer as complicações, é possível minimizar os impactos negativos. Essa é a melhor forma de trabalhar com riscos calculados. Com uma resolução sempre engatilhada, os seus projetos conseguem seguir com mais tranquilidade. 
5. Mensure os resultados
Para melhorar ainda mais a sua gestão de riscos, não deixe de mensurar os resultados conquistados. Faça uma análise sobre todos os riscos corridos e a forma como os projetos foram executados. Essa avaliação será importante para conseguir lidar cada vez melhor com os riscos calculados.
 
Parece complexo, mas na prática não é. Já reparou como as crianças fazem isso com facilidade? Elas nunca se contentam com a primeira resposta que os adultos dão. Sempre vem um…, “mas porquê?” O verdadeiro problema muitas vezes não está explícito e para descobrir a causa raiz ou o real problema a ser resolvido, você precisa começar a questionar as primeiras respostas, que costumam vir recheadas de conceitos pré-prontos. Assim você se tornará mais eficaz e eficiente em seus projetos. Sucesso!
 
Fonte de pesquisa: 
https://www.conveniar.com.br/blog/gestao/risco-calculado-a-decisao-esta-em-suas-maos/
http://opportunitymaker.com.br/riscos-calculados/