O Homem que mudou o Jogo

O Homem que mudou o Jogo

Quem nunca recebeu um balde de água fria no trabalho que atire a primeira pedra. Isso pode acontecer mesmo se você tiver seu próprio negócio. Então, já que ninguém está imune a isso, o melhor é aprender como se virar. 

Um bom filme que pode te ajudar a entender como fazer um bom trabalho mesmo na adversidade é “O Homem que Mudou o Jogo” (Moneyball, 2011), que conta a história real de Billy Beane, diretor do time de baseball Oakland Athletics e seu sonho de fazer a equipe ganhar o campeonato nacional mesmo com pouco capital para investir. 

Nem sempre você vai ter muito dinheiro disponível 

Ponto chave do filme (e da vida real também): não podemos negar que o dinheiro nos permite realizar grandes coisas. Mas se você ainda não dispõe de um iate ou um jatinho particular, talvez também não tenha muita grana sobrando para investir no seu empreendimento, acertei? 

Bom, a boa notícia é que grande parte dos empreendedores de sucesso também começaram seu negócio com pouco dinheiro. Se você não conhece ninguém assim, vou citar apenas um nome: Silvio Santos, que começou como camelô e hoje é dono do SBT. 

Mas deixando o Silvio Santos para uma outra ocasião e voltando ao Billy Beane, o começo de sua grande virada se deu graças ao fato de que ele conhecia bem o mercado e estava sempre atento ao que se passava ao redor dele. Isso fez com que ele enxergasse uma oportunidade de fazer o que ninguém estava fazendo, e o melhor, estava dentro do orçamento – tanto que mais tarde foi reconhecido pela inovação. 

Objetivo claro, força de vontade e criatividade 

Então, mesmo que você não tenha dinheiro suficiente para abrir uma franquia do McDonald’s, que tal explorar outras formas? 

Comece pensando no que você conhece bem e gosta de fazer. Se você gosta de artesanato, curte acessórios de carros, games ou mesmo bebês, pesquise se esses mercados estão aquecidos, se têm muita ou pouca concorrência e o mais importante: o que faltam neles. 

Pensar fora da caixa e entender que existe uma demanda por certo produto ou serviço é a chave para fazer um negócio ter sucesso. Depois, você deverá traçar um plano de ação e seguir firme nele. Defina seu objetivo e trabalhe diariamente para que dê certo. 

Não tenha vergonha de pechinchar 

Em algumas culturas pelo mundo não existe preço fixo para um produto e se dá bem quem consegue pechinchar melhor com o vendedor. Se em um lugar como esse você passaria fome, é melhor se especializar em negociação se quiser ter uma empresa de sucesso. 

Mais que persuasão, não se trata apenas de dinheiro para fazer um negócio girar, mas sim de inteligência para saber como aplicá-lo também. 

Assim como na vida pessoal, você precisa estudar bem se a melhor alternativa para os seus recursos financeiros é a poupança, um fundo de investimento ou qualquer outra modalidade. No filme, o manager do time precisou analisar todas as opções do mercado antes de se decidir. 

Além dos gastos com funcionários e manutenção do estoque e da loja, faça uma reserva com o que sobrar para se garantir em caso de crise. Nada de torrar todo o caixa de uma semana inteira de trabalho em Black Label na balada, ok? 

Comprometimento de todos os envolvidos no projeto 

Ninguém quer ter uma laranja podre por perto, ainda mais no seu próprio negócio, não é mesmo? 

Então, mesmo que você precise desesperadamente de ajuda com a sua empresa, seja bem seletivo com quem irá trabalhar com você diariamente. 

Para facilitar, defina os “mandamentos” da empresa e faça com que o comportamento de cada individuo esteja de acordo com eles. 

Se você está se identificando com esse item, você tem um problema para resolver, amigo. Mesmo que no filme Billy não dê outra chance aos jogadores-problema, você pode e deve primeiro conversar com as pessoas em questão e mostrar o que pode ser mudado e como fazer isso, de acordo com as diretrizes da empresa. 

Uma simples conversa (também conhecida como feedback) pode colocar as coisas na linha e você não terá que lidar com uma rescisão de contrato. Ufa! 

Não tenha medo de parar para reorganizar o campo 

Vamos ser realistas, pra que insistir em uma estratégia que não está dando certo? 

Se você não está obtendo os resultados que gostaria, pare e reavalie sua tática. Assim como Billy percebe que alguns jogadores estavam atrapalhando a performance do time, não tenha medo de reorganizar o plano que colocará em ação. 

Existem diversas estratégias de mercado para negócios online e às vezes uma simples mudança dessas pode ajudar seu negócio a decolar. 

Entendido? 

Espero que esse artigo tenha lhe dado algumas dicas de como superar as dificuldades sobre empreender. 

Fonte de pesquisa: https://www.nuvemshop.com.br/blog/5-licoes-de-superacao-com-o-filme-o-homem-que-mudou-o-jogo/