COMO A DIFERENÇA ENTRE OUVIR E ESCUTAR IMPACTA EM SEUS RESULTADOS

COMO A DIFERENÇA ENTRE OUVIR E ESCUTAR IMPACTA EM SEUS RESULTADOS

O verbo ouvir se refere a sensação que o som causa ao chegar nos nossos ouvidos, vamos identificar se é uma voz, uma música, um ruído, um alarme e pelas experiências e vivências que temos daremos ou não importância para aquele som captado.

Escutar é ir muito além, significa compreender, entender e dar valor ao que ao que o interlocutor está dizendo.

Uma das principais habilidades que pessoas de sucesso apresentam é saber escutar e entender o que o sendo falado.

É um comportamento que todos nós podemos desenvolver, para isso precisamos aprender a controlar a ansiedade de querer falar e interromper o outro.

Convido você leitor a pensar no exercício da escuta ativa!

Escuta ativa é uma técnica de comunicação que ajuda a aumentar a compreensão entre o interlocutor e o ouvinte, favorecendo um diálogo eficiente e um melhor relacionamento entre eles.

Trata-se do esforço consciente para ouvir não apenas as palavras que estão sendo ditas pela outra pessoa e, sim, ir além para compreender a mensagem de forma completa.

Para isso, no momento da interação, o ouvinte presta atenção também na escolha das palavras, no tom de voz e até na linguagem corporal utilizada.

Enquanto evita se distrair com outras coisas ao redor, ficar entediado a ponto de perder o foco ou mesmo formar argumentos enquanto a outra pessoa ainda está falando.

Esse conceito foi criado porque, apesar de parecer muito simples, o ato de ouvir o outro requer um cuidado consciente.

O fato é que a maioria das pessoas não consegue estabelecer um diálogo eficaz justamente porque o ouvinte em questão está apenas escutando passivamente, e não assimilando e interpretando a mensagem na sua totalidade.

Seja pela quantidade de informação, pela falta de concentração, pelo ambiente ou qualquer outro fator que impeça uma conexão real entre as partes.

Você mesmo já deve ter passado por uma situação parecida, onde se perguntou se a pessoa estava realmente prestando atenção e se valia a pena continuar a conversa.

Eu sei que eu já. Como diria minha mãe, "parece que estou falando com um pedaço de pau".

Para evitar que isso aconteça, basta começar a escutar com intenção, ativamente.

Essa técnica tem resultados excelentes em todas as situações que envolvem um relacionamento, mas principalmente em gerenciamento de equipes, mediação de conflitos e aconselhamentos.

Os 5 elementos da escuta ativa
 

Para que a escuta ativa aconteça verdadeiramente, você precisa considerar 5 elementos da comunicação.

Cada um deles tem um papel fundamental para que o diálogo ocorra da melhor maneira possível. Olha só:

1. Pessoal
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a disposição para a escuta ativa precisa partir do ouvinte.

Aqui eu estou falando do esforço consciente de não apenas escutar as palavras ditas em uma conversa, mas entendê-las de fato.

Esse elemento tem a ver com controle dos próprios pensamentos e ações.

Nesse caso, as perguntas que você precisa fazer a si mesmo são:

  • O que pode me distrair durante o diálogo?
  • Como posso eliminar essas distrações para ter toda a atenção voltada para a mensagem?
  • O que mais posso fazer para compreender o que está sendo dito?

2. Conteúdo
O conteúdo, nesse caso, é basicamente a mensagem passada pelo interlocutor (seja ele uma lead, um cliente ou mesmo um parceiro de negócios) e o meio pelo qual ela está sendo transmitida.

3. Contexto
O contexto é muito importante para que as informações façam sentido e o entendimento aconteça da melhor maneira.

Não dá para ignorar todo o cenário ao redor da mensagem que está sendo transmitida.

É por meio dele que conexões com outros pontos-chave do diálogo são possíveis.

4. Entrelinhas
Às vezes, por não saber como falar, por falta de coragem ou mesmo de oportunidade, o interlocutor não descreve o que quer dizer exatamente com palavras, mas deixa brechas que possibilitam que você consiga sacar a mensagem.

O lance aqui é entender o que está por trás do conteúdo, da entonação de voz, da linguagem corporal e até mesmo do contexto para uma comunicação mais eficiente.

Essas informações que não são ditas, necessariamente, mas que dá para entender são o que eu chamo aqui de “entrelinhas” – elemento super importante na hora de captar ou confirmar o entendimento da mensagem.

5. Significado
A união dos elementos anteriores dão sentido ao que o interlocutor está dizendo, compondo esse outro: o significado.

Afinal de contas, só com o significado da mensagem estando claro para ambos é que o diálogo será realmente efetivo.

Benefícios da escuta ativa
Para falar dos benefícios da escuta ativa, eu preciso retomar um pouco sobre a importância do ouvir.

A essência do ouvir está em captar informações, mas nós usamos esse nosso sentido para ir além: nós aprendemos, entendemos conceitos e nos divertimos, por exemplo.

Além disso, saber ouvir pode impactar positivamente na qualidade dos relacionamentos que estabelecemos, inclusive no ambiente de trabalho e nos seus resultados.

Por isso, eu posso dizer que a escuta ativa é um benefício mútuo – bom tanto para quem está falando, por saber que realmente está sendo compreendida, quanto para quem está ouvindo, por não perder detalhes importantes devido a distrações desnecessárias.

Como você pode implementar essa técnica em várias situações, as possibilidades também são variadas. Você pode:

  • melhorar o seu entendimento de mercado;
  • gerar confiança, autoridade e credibilidade;
  • aumentar o engajamento do público com a sua marca;
  • construir relacionamentos mais sólidos com os clientes;
  • turbinar as vendas da sua empresa;
  • tornar sua equipe mais produtiva;
  • minimizar os conflitos presentes em qualquer que seja a situação.

As chances são que, nesse caminho, a sua vida pessoal e profissional tende a conquistar resultados extraordinários.

Fonte: https://klickpages.com.br/blog/escuta-ativa