"O ESTAGIÁRIO" : UM BOM FILME PARA REFLEXÃO !

"O ESTAGIÁRIO" : UM BOM FILME PARA REFLEXÃO !

 

Sinopse: Um Senhor Estagiário

2015 Comédia/Comédia - Dramática 2h 1m

Um Senhor Estagiário é um filme de comédia da diretora Nancy Meyers. Protagonizado por Robert De Niro e Anne Hathaway, o longa aborda o retorno de um senhor de 70 anos ao mercado de trabalho e a relação construída com a sua CEO (Jules). 

Lições do Filme para EMPREENDEDORES

Além de proporcionar um bom momento de entretenimento, o filme também apresenta diversas lições que podem ser aplicadas na vida pessoal e profissional. Aqui você vai poder conferir 10 ensinamentos retirados do filme que podem ser aplicados à sua carreira. Confira:

1. Cuidado com estereótipos 

Assim como Jules demora a confiar no novo estagiário por julgá-lo antes de conhecer seu trabalho, o empreendedor não deve rotular seus funcionários. Conhecê-los pode ser uma surpresa cheia de aprendizados. E isso pode ajudar a equipe a atingir seu objetivo antes do esperado.

2.Seja um Líder

Apesar de ser a líder de uma empresa em rápida ascensão, Jules não deixa o título ser o mais importante e mantém uma postura de liderança que inspira os seus colaboradores. Ela trata com respeito, elogia, chama atenção quando necessário e pede desculpas sem medo. Nesse modelo de liderança, os funcionários se sentem mais confortáveis para expressar suas opiniões e colaborar para o sucesso do empreendimento. 

3.Ninguém é perfeito

 Por mais que Jules seja uma CEO e tanto para sua empresa, empreendedores sempre irão errar. A ideia do filme é mostrar que nunca é tarde para aprender o “básico”: assim como um senhor  de 70 anos pode aprender a usar o Facebook, jovens podem gastar gentileza com seus colegas de trabalho.

4.Olhe nos olhos

De início, Whitaker se mostra com dificuldades para entender como as pessoas se comunicam dentro do escritório. Apesar da startup ser livre de baias e cheia de recursos digitais, o experiente trabalhador recomenda que as pessoas se olhem nos olhos e prestem atenção em quem está ao redor.

5. Tenha mais empatia 

Esta é uma grande lição! Sem dúvida, é a de que os mais velhos merecem ser respeitados. No entanto, demora até que Jules perceba que o novo estagiário é um grande aliado para o sucesso da startup. Para os empreendedores, fica a lição de que ouvir as pessoas mais experientes sempre pode ser uma boa estratégia.

6. Permaneça Calmo 

Jules chega perto de se desesperar e ceder o controle de sua startup aos investidores, mas o apoio e a confiança de Ben fazem com que ela permaneça calma e bole maneiras de manter a liderança sobre a empresa. Perder a calma leva apenas à raiva, ao estresse e à confusão, fazendo com que você perca a razão e tome atitudes caóticas e impulsivas. Ou seja, não ajuda em nada, não é? Quem consegue manter a calma, mesmo diante de imprevistos, desapontamentos e situações complicadas, obtém maior êxito. Além disso, muitas vezes, manter-se calmo exige coragem. É por meio de comportamentos como esse que você demonstra sua verdadeira face como líder. Portanto, mesmo quando as pessoas à sua volta perderem a calma e a paciência, mantenha a sua compostura.

7. Agarre as oportunidades quando aparecerem 

Além de estar levando uma vida que no fundo não desejada, como aposentado Ben também precisava lidar com as limitações da idade e o preconceito das pessoas com a terceira idade. Diante de  tais fatos ele poderia ter desanimado e permanecido na situação em que se encontrava. No entanto, quando a oportunidade apareceu, mesmo tão incerta, ele soube utilizá-la a seu favor e conseguiu cumprir os seus objetivos na empresa.  

8. Confie em sua capacidade

Jules é uma líder de excelência, com amplos conhecimentos sobre o negócio que comandava e habilidades para torna-lo ainda mais rentável. Apesar dessas qualidades, devido a desconfiança dos  investidores sobre a sua capacidade para lidar com um negócio em crescimento e os problemas familiares que enfrentava, Jules passou a duvidar de si mesma. Com a ajuda de Bem, ela conseguiu  reconquistar a sua autoconfiança e perceber que, com alguns ajustes, conseguiria lidar com as situações que enfrentava. 

9. Esteja atento e seja muito observador

Ben observava mesmo os detalhes que “aparentemente” não seriam relevantes. Sim, ele observava tudo. Nossas orientações são formatadas pelo que vemos, logo é mandatório vermos o suficiente a ponto de imprimir conselhos favoráveis, saudáveis e benéficos.

10. Seja Curioso

Faça perguntas inteligentes. Muitas vezes isso é mais importante do que a resposta em si. “Fazer a pergunta certa permitirá ao outro encontrar a resposta que está em seu “EU” e “representa seus  verdadeiros anseios”.

E MAIS : FRASES DO FILME

“A gente aprende tanto.”

“A verdade é que você me faz sentir calma e mais centrada.”

“Acho que esperei deles mais do que deveria.”

“Acredite, tentei de tudo.”

  “Ainda me sinto inspirado, com certeza absoluta.”
                                              

.........................................................................................................................................................................................................................................

Fonte de Pesquisa: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/5-licoes-do-filme-um-senhor-estagiario-para-a-sua-carreira

https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2015/10/5-licoes-do-filme-o-senhor-estagiario-para-empreendedores.html

https://jefersonperes.com.br/lideranca-um-senhor-estagiario-o-que-um-filme-pode-nos-ensinar-7-dicas-infaliveis-para-aprimorar-sua-capacidade-de-orientar-as-pessoas/