POR QUE FAZER ESTÁGIO PODE MUDAR O RUMO DA SUA CARREIRA?

POR QUE FAZER ESTÁGIO PODE MUDAR O RUMO DA SUA CARREIRA?

Por que fazer estágio? Quando começar? Essas e outras dúvidas fazem parte da realidade de muitos jovens universitários.

Mesmo que no seu curso o estágio não seja obrigatório, realizá-lo proporciona independência financeira e, principalmente, experiência no mercado de trabalho, o que poderá mudar o rumo de sua carreira.

Ainda está em dúvida sobre a importância de fazer estágio? Continue a leitura e entenda por que essa prática vale a pena!

GANHAR EXPERIÊNCIA NA PROFISSÃO

A parte teórica do curso pode ser bem diferente do dia a dia da profissão. E você só conseguirá perceber a diferença ao colocar a mão na massa.

O principal objetivo de um estágio é fornecer experiência prática aos jovens estudantes para que eles estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho. Por isso que ele é tão importante para a carreira.

Além do mais, ao fazer estágio, você tem a chance de conhecer mais a fundo sua profissão, as áreas de atuação, segmentos de empresas etc..

ENTENDER SEU PERFIL PROFISSIONAL

Se você ainda está em dúvida sobre por que fazer estágio, outro bom motivo é que, com a experiência, você conseguirá entender melhor seu perfil profissional. Dessa forma, poderá analisar quais são seus pontos fortes e fracos, o que você gosta ou não de fazer, entre outras características.

A oportunidade será positiva para buscar formas de aprimorar seu perfil profissional e se destacar na carreira, tais como investimento em cursos, especializações e assim por diante.

Outra vantagem é o fato de conhecer algumas possibilidades de trabalho na área e, assim, definir o caminho que deseja seguir. Um bacharel em Direito, por exemplo, poderá atuar em empresas, escritórios de advocacia, entre outros segmentos. No entanto, ele só saberá de qual deles mais gosta se atuar na área.

DESENVOLVER HABILIDADES RELEVANTES PARA A CARREIRA

Além do conhecimento teórico, é preciso ter competências que são fundamentais para a profissão. É aí que o estágio faz a diferença. Habilidades como comunicação, trabalho em equipe, gestão de tempo e solução de problemas só são aprendidas no dia a dia de uma empresa.

Sem contar que você aprende a trabalhar e a manter uma postura profissional ao assumir responsabilidades, chegar aos compromissos no horário e se relacionar com pessoas de diferentes cargos.

ESTREITAR O RELACIONAMENTO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA

No estágio, você tem a chance de conviver com profissionais de diferentes cargos e idades. Além disso, pode contar com o apoio de supervisores ou gestores no início de sua atividade profissional.

O relacionamento com outros profissionais também é positivo para aumentar seu networking e pode abrir portas para oportunidades no futuro. Uma boa dica é adicionar os colegas de trabalho no LinkedIn para manter o contato pela rede.

AUMENTAR AS CHANCES DE CONSEGUIR UM EMPREGO FIXO

Outro grande motivo de fazer um estágio é a possibilidade de conquistar uma vaga fixa. Se houver posições em aberto, a empresa pode efetivar o estagiário no fim do contrato.

Se isso não acontecer, o estágio ainda será bastante vantajoso, já que em vagas fixas a maioria das organizações exige experiência profissional na área. Sendo assim, você já terá um dos requisitos desejados.

Esperamos que o texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre por que fazer estágio. Como você pôde perceber, a experiência será muito significativa para sua carreira. Se for possível, comece a procurar uma oportunidade logo nos primeiros semestres de seu curso.

Está em busca de uma vaga de estágio? Entre em contato e veja o quea Center RH pode fazer por você!