Como lidar com a rotina: Trabalho x Estudos

Como lidar com a rotina: Trabalho x Estudos

Muitos jovens, como você, buscam uma oportunidade de estágio para ter independência financeira e adquirir experiência profissional, porém, após alcançar esse objetivo, surge uma questão importante: como lidar com a rotina de trabalho e estudos?

O estágio é fundamental para sua formação profissional e pode abrir portas para o mercado, mas é necessário conciliá-lo com a jornada de estudo, para que o aprendizado e a qualidade de vida não sejam prejudicados.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira nossas 5 dicas!

1. FAÇA UM PLANEJAMENTO SEMANAL

A vida universitária pode ser bastante cansativa. Os jovens que fazem estágio e estudam, geralmente, acordam muito cedo e dormem bem tarde. Para reduzir o estresse e o desgaste desse período e conseguir cumprir com todas as obrigações, a dica é estabelecer um planejamento para cada semana.

Analise todas as suas atividades, inclusive período de sono e refeições, e monte uma agenda com horários definidos para cada uma delas. Sobrecarregar seu dia com diversos compromissos e abrir mão do sono é prejudicial para sua saúde e atrapalha a concentração, por isso, procure um equilíbrio, incluindo momentos de lazer e exercícios físicos.

Quem não estabelece uma rotina tem mais dificuldade de realizar tudo o que deseja. Diante disso, é comum surgir aquele sentimento de que é preciso mais horas no dia para dar conta de tudo.

2. CRIE UMA LISTA DE ATIVIDADES DIÁRIAS

Outra atitude positiva para conciliar as responsabilidades é criar uma lista no dia anterior, considerando todos os compromissos, a prioridade de cada um deles e os prazos para realizá-los. Dessa forma, você consegue ter mais clareza do que precisa ser feito e melhora sua produtividade.

Contudo, para que a estratégia funcione, é necessário manter o foco na lista de tarefas e evitar a procrastinação. Se você tem um relatório urgente para entregar no estágio, por exemplo, ele deve ser feito assim que você chegar na empresa.

3. OTIMIZE SEU TEMPO

A forma como você se comporta ao longo do dia pode atrapalhar ou facilitar sua rotina. Se você passar horas nas redes sociais em um momento em que deveria estudar, seu cronograma ficará comprometido. Sendo assim, é fundamental otimizar o tempo e evitar distrações.

As redes sociais podem ser acessadas no intervalo após as refeições ou durante o deslocamento entre o estágio e a faculdade. Esse período também pode ser utilizado para a leitura de livros de seu curso.

A dica anterior, de criar uma lista de atividades, é positiva para otimizar o tempo. Além disso, você pode dividi-la em pequenas metas para facilitar a realização. Se você tem um trabalho que precisa ser entregue no fim do mês, faça algumas páginas por semana até a data final e coloque essa tarefa em sua lista.

4. FAÇA UM PLANO DE ESTUDOS

A faculdade não deve ficar em segundo plano durante a experiência com o estágio, então, procure reservar algumas horas ao longo da semana para os estudos. A dica, nesse caso, é criar um planejamento e definir a duração de acordo com suas dificuldades em cada matéria.

Se não for possível estudar uma hora por dia, separe dois ou três dias da semana para isso e mantenha o foco durante esse período para aproveitar bem o tempo. Alguns aplicativos são úteis para organizar os estudos e aumentar o ritmo de produção.

5. NÃO DEIXE AS TAREFAS PARA A ÚLTIMA HORA

Essa dica pode parecer repetitiva, mas muitos estudantes fazem seus trabalhos no último minuto, o que atrapalha a rotina, gera acúmulo de tarefas e é uma causa de estresse. Para conseguir atender prazos com tranquilidade e evitar situações como essas, mantenha a organização.

Neste artigo, você aprendeu como lidar com a rotina de estágio e estudo. Tenha em mente que é preciso organização, foco e dedicação. Lembre-se, ainda, de que esse período é extremamente importante para sua vida profissional e que, para vencer a etapa, é necessário buscar um equilíbrio nas atividades.

Gostou das dicas deste conteúdo? Então, aproveite a visita e compartilhe o post nas suas redes sociais . Assim, você vai ajudar seus amigos a também se organizarem melhor!

 


Fonte: Blog Estagiários - https://blog.estagiarios.com/