O que sua empresa ganha ao contratar jovens talentos?

O que sua empresa ganha ao contratar jovens talentos?

Quando se fala em programa de estágio, quase sempre mantém-se o foco nos benefícios para os estudantes. No entanto, o trabalho de um estagiário no escritório pode ser bastante proveitoso para a empresa também.

Sim, uma empresa ou um profissional liberal podem ganhar muito ao contratar jovens talentos e não estamos falando só do aspecto financeiro. Nosso post vai abordar algumas dessas vantagens. Continue a leitura!

JOVENS TALENTOS TRAZEM NOVAS HABILIDADES E PERSPECTIVAS

Contratar jovens talentos significa, entre outras vantagens, agregar novas habilidades e diferentes perspectivas para executar tarefas.

É natural que nossos métodos de trabalho sejam aqueles já consolidados e adotados por nossos pares ou antecessores. No entanto, o simples fato de “fazer tudo sempre igual” não garante que essa seja a melhor abordagem.

A maioria dos jovens estudantes não hesita em questionar os motivos pelos quais um trabalho continua sendo executado de certa maneira. Essa postura incentiva os veteranos a rever procedimentos e pensar em abordagens mais inteligentes.

Além disso, o estudante tem o respaldo de um corpo docente qualificado para orientar uma visão macro dos desafios. Isso, muitas vezes, habilita o jovem a identificar problemas ou deficiências que podem passar despercebidas aos olhos dos colaboradores mais antigos.

ELES PODEM SE MOLDAR AO PERFIL DA EMPRESA

O estagiário de hoje pode ser o contratado de amanhã. Na verdade, de acordo com Empresas especializadas no segmento, a porcentagem de contratação definitiva de jovens ao final do programa de estágio chega a 67%.

As razões para investir no treinamento de jovens talentos para que sejam futuros colaboradores efetivos são várias:

  • uma mente jovem absorve conhecimentos com facilidade;
  • o tempo gasto no treinamento costuma ser baixo, o que significa economia;
  • é mais fácil direcionar o treinamento segundo os interesses da empresa;
  • o estágio favorece a formação de um novo profissional sem “vícios”;
  • o estágio é um ótimo teste para selecionar quem se identifica com a cultura da empresa.

CONTRATAR JOVENS TALENTOS TRAZ VANTAGENS FINANCEIRAS

Como dissemos no início do post, essa não é a única, mas é uma das várias vantagens para a empresa contratante. Longe de significar mão de obra barata, os estagiários podem trazer novos valores em termos de inovação, energia e criatividade. Além disso, são uma contratação mais econômica.

A relação do contratante com os estagiários não é regida pela CLT, portanto, não caracteriza vínculo empregatício — o que traz benefícios como isenções trabalhistas e previdenciárias.

O contratante pagará bolsa-estágio e seguro, mas não terá que arcar com pagamento de INSS, décimo terceiro salário, FGTS, etc.. Como são permitidos contratos de até 2 anos, isso significa uma boa economia para a empresa nesse período.

A Lei do Estágio 11.788, de 2008, estendeu o direito de contratar estagiários também aos profissionais liberais de nível superior com registro em seus respectivos conselhos. Veja uma cartilha sobre a lei no site Estagiarios.com.

O PROGRAMA DE ESTÁGIO FAVORECE A IMAGEM DA EMPRESA

Dar oportunidade a jovens estudantes promove o bom nome da empresa ou do profissional liberal no mercado e na sociedade em geral.

A comunidade vê os programas de estágio com bons olhos. Isso é visto como uma retribuição à sociedade e uma colaboração importante para o aprimoramento da força de trabalho como um todo. 

Os jovens precisam de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Por isso, a empresa ou o profissional liberal dispostos a contratar jovens talentos estão exercendo um importante papel em favor da sociedade.

Sua empresa ainda trabalha com o Programa de Estágio? Clique aqui e saiba mais!