Qualidades de um bom profissional: o que os recrutadores mais valorizam?

Qualidades de um bom profissional: o que os recrutadores mais valorizam?

Você está em busca de um emprego? Então saiba que existem algumas formas de se preparar para chamar a atenção dos recrutadores e mostrar que você é a pessoa certa para a vaga.

Entre essas estratégias está o desenvolvimento das suas próprias competências (afinal, investir em você é a melhor forma de investir na sua carreira). E, para isso, é essencial que você entenda quais são aquelas qualidades de um bom profissional que os recrutadores mais valorizam.

Quer descobrir quais são elas e como desenvolvê-las? Então leia este post agora mesmo!

Flexibilidade

Essa palavra já virou um clichê entre os processos seletivos. Porém, ainda é uma das competências mais buscadas por recrutadores.

Isso porque o mundo está em constante mudanças, e aprender a lidar e se adaptar com facilidade a situações diferentes é uma das habilidades mais importantes para atuar em uma empresa que está inserida nesse mercado. Portanto, a flexibilidade ainda é uma competência em alta no mercado de trabalho.

Existem algumas formas de desenvolver essa habilidade. Para isso, você pode começar se expondo a situações inusitadas, que gerem problemas com os quais você nunca teve contato. Dessa forma, você diminui o medo da mudança, aprende a se adaptar a novas realidades e aumenta a capacidade de solucionar problemas em diferentes contextos.

Inovação

Outra qualidade de um bom profissional que busca se inserir no mercado é a capacidade de inovação. Isso porque, dentro de uma empresa, problemas e obstáculos surgem a todo momento. Dessa forma, é essencial poder contar com profissionais capazes de pensar fora da caixa e gerar soluções inovadoras para as mais diversas situações.

Também existem algumas formas de desenvolver a capacidade de inovação. Você pode começar exercitando a sua criatividade em todos os aspectos. Entre em um curso de teatro ou em uma aula de desenho, por exemplo. Você vai perceber que esse tipo de atividade é capaz de abrir a sua mente para criar soluções inéditas para a sua vida — inclusive profissional.

Além disso, aprenda muito sobre novas metodologias de trabalho na sua área. Quanto mais conhecimento você tiver, maior é a sua capacidade de realizar conexões inusitadas para chegar a uma nova solução.

Vontade de aprender

Nenhum profissional nasce pronto, assim como ninguém entra em uma empresa sabendo tudo o que precisa para realizar as suas atividades. Portanto, é essencial que você tenha motivação para aprender e se desenvolver todos os dias.

Portanto, esteja sempre atento a cursos e workshops que acontecem na sua região. Além disso, busque formações on-line que aumentem o seu conhecimento e ajudem na sua atualização profissional.

Nesse ponto, não se restrinja à sua área de atuação. Você pode investir em formações das mais diversas. Pode ter certeza que todo conhecimento é válido e que estar sempre em movimento é a chave para uma carreira de sucesso.

Comunicação

Ter ideias inovadoras pode ser ótimo. Porém, se você não sabe como comunicá-las, elas podem nunca sair do papel.

É por isso que tantos recrutadores buscam profissionais com uma boa capacidade de comunicação. Para desenvolver essa habilidade, busque cursos e formações na área e esteja sempre se atualizando sobre a melhor forma de transmitir as suas ideias.

Além disso, exponha-se a situações nas quais você precise se comunicar com outras pessoas, principalmente com ideias mais complexas e abstratas. Você vai perceber que, nesse caso, a prática pode levar à perfeição.

Você é o seu maior e melhor investimento. Portanto, comece hoje mesmo a desenvolver as qualidades de um bom profissional e mostre para os recrutadores que você é a pessoa certa para a vaga dos seus sonhos!